Vamos em frente!

Até que enfim, seis meses depois da idéia que deu início a tudo, aqui estamos às vésperas da primeira aula da Oficina formação de leitores e escritores do Nordeste. Pois é, seis meses. Parece difícil acreditar que foi a tanto tempo que, não me lembro bem se em setembro ou outubro, conversamos com João sobre o “projeto do Coque”, querendo participar e com idéias na área de Literatura. Já havia algum tempo que muitos dos nossos colegas desenvolviam atividades na comunidade, dando aulas, tentando mudar a imagem sempre negativa de um lugar com tanto a oferecer.

João, como sempre, estava cheio de idéias e pensou logo num jeito de juntar nossa idéia com uma necessidade antiga da comunidade: a de construir uma biblioteca. Mas antes, ressaltamos, é preciso despertar nos jovens do bairro um interesse pela leitura, pelas oportunidades oferecidas por um livro, e eles precisam perceber que a biblioteca é deles, um lugar construído em conjunto com a Universidade, mas a serviço da comunidade. E então nasceu os contornos para a oficina. Simples assim.

Sem nenhuma experiência prévia, elaboramos o conceito da biblioteca, planejamos o curso, calculamos orçamentos e redigimos o projeto para o Banco do Nordeste do Brasil. Não, não foi simples. Foi tudo bem mais difícil do que havíamos imaginado. Sem acreditar muito, esperamos pelo resultado. E, para a nossa surpresa, o projeto foi aprovado. E aí é que o trabalho realmente começou.

Fizemos inúmeras reuniões, entramos em contato com pessoas e instituições das quais nunca tínhamos ouvido falar, quebramos a cara. Erramos muito. Mas acertamos também. E aprendemos. Durante esse percurso, fizemos amigos que se tornaram aliados indispensáveis. Como Frei Aloísio, Betânia, Rodrigo e os meninos do MABI. E, aos poucos, os erros foram se consertando, com muita paciência e trabalho árduo. Desastres revelaram-se benefícios, problemas incontornáveis foram contornados. Conseguimos um local, conseguimos um acervo, conseguimos uma turma.

Mas talvez o maior desafio ainda esteja para acontecer. Amanhã, mais especificamente. A poucas horas do início da oficina, nossos sentimentos são confusos. Alegria com apreensão, esperança com medo, ansiedade no bom e no mau sentido. Provavelmente ainda iremos errar bastante. Mas acredito que acertaremos também. Sabemos do enorme interesse e potencial dos jovens do Coque. Sabemos que têm a coragem para lutar por melhorias nas suas vidas e na sua comunidade. Queremos dar o pontapé inicial para que eles façam suas próprias descobertas, tomem seus próprios rumos. Acreditamos que a mudança é possível, por que sabemos que eles também acreditam. Enfim, é isso. Boa sorte para todos nós. E vamos em frente.

Pedro Neves (monitor da UFPE)

Anúncios

4 Responses to Vamos em frente!

  1. Rosa Lima disse:

    Conheço um pouco a realidade do bairro e fico contente com a implantação desse projeto. É uma semente que se planta.Parabéns!

  2. Rosa Lima disse:

    Conheço um pouco a realidade do bairro, suas carências. Muito boa a iniciativa. É uma semente que se planta.
    Parabéns!

  3. MahaCleiton disse:

    Parabéns, pessoal, por essa inciativa singular pelo benefíco da comunidade!!! Fico feliz de ver pessoas daqui se unindo com pessoas de fora pararesolver problemas que são de todos nós… Que possamos ter muito sucesso nessa caminhada que não é minha nem de vocês, mas de todos nós… PARABÉNS!!! Ah… se precisarem de ajuda, podem contar comigo…
    Paz e Sucesso…
    MahaCleiton

  4. Katiuska Lopes disse:

    Pôxa que bom encontrar pessoas engajadas em projetos com tão profunda razão social de ser.

    Bem, me chamo Katiuska, sou Assistente Social e componho a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura do Recife, especificamente estou na Gerência Regional de Assistência Social da RPA 01 e atuo diretamente com famílias desta localidade.

    Gostaria de registrar a minha disponibilidade e apoio ao projeto e coloco-me a inteira disposição.

    meus fones para contato: 3232.1507/1682 e 88678961

    Um forte abraço,

    Katiuska Lopes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: