Rede de Bibliotecas dá andamento a projeto

Hoje, dia 08 de setembro, mais uma reunião da Rede de Bibliotecas Comunitárias aconteceu no Centro de Cultura Luiz Freire, em Olinda. A Rede, que agora leva o nome de Ocupando Espaços, Fortalecendo Mentes, nasceu há mais ou menos um ano, quando pessoas ligadas a bibliotecas e espaços de leitura comunitários resolveram se reunir para trocar experiências e conhecimentos e, assim, se fortalecer politica e pedagogicamente.

A Biblioteca Multicultural do Nascedouro, ligada ao movimento Boca do Lixo de Peixinhos, tomou essa frente convidando amigos como a Biblioteca Popular do Coque, Biblioteca Comunitária Carangueijo Tabaiares e Biblioteca Comunitária do CEPOMA a realizar um ‘tour formativo’ nesses espaços que funcionam nas seguintes comunidades: Coque, Carangueijo, Tabaiares e Brasília Teimosa. Assim, semelhanças e diferenças foram dando forma ao grupo que hoje agrega ainda o Instituto Peró, de Jaboatão dos Guararapes, e a Biblioteca da Creche Lar Meimei, do Bairro Novo, Olinda.

Agora, acolhidos pelo Centro de Cultura Luiz Freire, sob orientação de Cida Fernandez, o grupo reúne suas forças num projeto de consolidação e fortalecimento da Rede que envolve, entre outros pontos:

  • Mapeamento de outros espaços de leitura e bibliotecas comunitárias;
  • Encontros de formação e auto-formação política e pedagógica de integrantes dessas bibiliotecas, incluindo capacitação em mediação de leitura, catalogação, etc.;
  • Campanhas de doação de livros e de fomento à leitura;
  • Realização de eventos literários;
  • Y otras cositas más.

Enquanto o projeto tem seu texto comentado e revisado coletivamente, membros da Rede se preparam para a etapa inicial do projeto: o processo de levantamento de outras bibliotecas e espaços de leitura comunitários na Região Metropolitana do Recife. Que espaços são esses; como surgiram; quem são as pessoas que mantêm esses espaços funcionando; que tipo de atividades realizam e com que dinheiro; como se definem: são perguntas chaves para dar início a um processo de desvelamento de uma face pouco conhecida da cidade.

A próxima reunião da Rede de Bibliotecas Comunitárias acontecerá dia 22 de setembro, às 14h, no CCLF.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: