Frustrações e alegrias

Contar histórias é bom. Mas não é fácil. Sobretudo quando seus ouvintes são crianças de 3, 7, 9, 13 anos de idade; com histórias de vida e interesses diversos – a maioria sem familiaridade com o hábito da escuta.
Sobretudo quando você está com elas há tanto tempo que é preciso reinventar a si mesmo e às histórias constantemente.
As vezes, lemos e relemos uma história, preparamos a melhor forma de contá-la, ensaiamos, montamos uma dinâmica especial para organização do processo… E tudo vai por água abaixo quando a gente chega lá.
As vezes existem três crianças querendo escutar. Outras oito querendo brincar. E a gente tem que encontrar mil formas de fazer com que as oito nos deixem terminar a história para as três que estão atentas. E depois a gente brinca.
O problema maior é quando ninguém quer ouvir. Então, é hora de guardar no bolso nossa programação e esquecer a história ensaiada. Parar. Cantar. Brincar. Fazer uma dinâmica para que elas gastem energia. E, depois, deixá-las ir às prateleiras escolher os livros que querem ler ou ouvir…
Foi o que aconteceu em nossa programação de Páscoa. Preparamos uma história especial. Inventamos as dinâmicas. E, depois, abandonamos tudo para reinventar o dia.
As vezes frustra um pouco. Mas a frustração acaba quando a gente escuta uma diretora de escola elogiar o desempenho das crianças, e descrever como elas pedem que se conte histórias ou manifestam interesse pelos livros. A frustração acaba quando a gente vê crinças como Alice ou Martinha, que aprenderam a ler graças à Biblioteca. Ou como Tauana, que já começa a juntar as letras, mais cedo que outras crianças que não tiveram, como ela, o contato constante com os livros.
Foi uma festa diferente do imaginado.
Mas, como sempre, importante aprendizagem.

A tempo: estamos programando um dia de atividades para lembrar o Dia da Literatura Infantil, 18 de abril e o Dia do Índio, 19. Provavelmente, será no dia 20, com participação de contadores de história da rede de Bibliotecas Comunitárias. Fique ligado para conferir a programação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: