Uma campanha solidária

Imagina um espaço onde crianças de bairros carentes possam ficar mais a vontade, poder brincar, ler, ouvir histórias, filmes e.t.c. Esse espaço existe em muitas bibliotecas comunitárias da Região Metropolitana do Recife. Agora imagine ver esses espaços se deteriorando por falta de recursos para ser investidos em infra-estrutura, recursos humanos e livros para a biblioteca. É deste modo que nossas bibliotecas estão sofrendo atualmente.

O trabalho de incentivo à leitura não é uma tarefa fácil, principalmente em locais onde a educação não é colocada em primeiro plano. Locais como a comunidade do Coque, onde o índice de analfabestismo é alto, há um espaço que vem lutando contra essa barreira: é a Biblioteca Popular do Coque, um espaço onde promove a aproximação das crianças com o mundo da literatura.

Todas as terças e sextas-feira, Fabiana Coelho, voluntária e atual presidente da biblioteca, faz contações de histórias de uma maneira lúdica. Sua presença é bastante esperada por todas as crianças e quando por uma eventualidade ela não pode comparecer, todos vêm à porta da biblioteca perguntar se “Fabiana chegou”. Também nestes mesmos dias tem aulas de flauta, com Rafael Andrade, nais quais não só se busca aprender a tocar um instrumento, como também desenvolver a sensibilidade da criança.

Um outro espaço, que também faz parte da Rede de Bibliotecas Comunitárias é o Amigos da Leitura, localizada no Alto José Bonifácio – Recife. Que de início foi criado no terraço da casa de Fábio, coordenador da biblioteca, sem nenhum apoio. Com a sua entrada na Rede de Biblioetcas Comunitárias conseguiu o apoio do Instituto C&A, hoje aluga um espaço onde se realiza a mediação de leitura e trabalhos com a comunidade, que possui o mesmo perfil de muitos bairros carentes.

O grande problema dessas bibliotecas, como as demais é a falta de recursos humanos e infra-estrutura. Como na Biblioteca do Coque na qual no período de chuvas de junho perdeu muitos livros, por causa das goteiras. E o Amigos da Leitura estão precisando de estantes, mesas, cadeiras, livros e demais materiais que se possam utilizar para melhorar a infra-estrutura.

Para que projetos como esses possam seguir em frente, está se realizando uma campanha entitulada: “Para gostar de ler é preciso bibliotecas vivas”. E se você quiser contribuir com essa campanha é só fazer uma doação em qualquer quantia para:

Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 2193 OP 003
Conta Corrente: 544-5

Ou ligar para os números 3244-3325 / 8850-5507

E doar equipamentos em bom estado que possa ser usado em uma biblioteca.

3 respostas para Uma campanha solidária

  1. Abraão disse:

    Prezados, fiz um post no meu blog [ http://bit.ly/panoramasbiblio ] para auxiliar no ‘Bloguinaço’ pela Rede de Bibliotecas Comunitárias do Recife. Espero que a campanha tenha uma boa repercussão para todos.

    Abraços,

    Abraão Silva
    http://abrapira.posterous.com
    http://rrbconexoes.ning.com

  2. bpcoque disse:

    Obrigada Abraão, por tua participação no Bloguinaço e tua postagem que traz refflexões interessantes sobre redes comunitárias e políticas públicas. É um debate que estaremos fazendo nesta segunda, 23, na praça de Caranguejo Tabaiares, dentro da programação do Festival de Literatura A Letra e a Voz. Se quiser aparecer por lá…

    • Abraão disse:

      Eu participarei no dia 24/08, terça-feira, lhes mostrando um pouco do meu Trabalho de Conclusão de Curso, sobre o Sistema de Bibliotecas Públicas de São Paulo.

      Creio que irei mencionar algo na apresentação sobre o bloguinaço, afinal houve ampla divulgação, pelo menos na da Internet. Espero que recursos tangíveis possam aparecer pra vocês.

      Chegarei no dia 23/08 as 12h. Acho que poderemos nos ver, então 🙂 Até lá!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: