Na última sexta-feira, dia 29 de abril, a Biblioteca Popular do Coque foi convidada a participar do lançamento do kit de livros do Programa Manuel Bandeira na Escola Novo Mangue. A escola é uma velha parceira da biblioteca. Localizada na comunidade, ela e várias outras, sempre participam de nossos eventos. Também não é a primeira vez que nós vamos até lá. Acompanhamos, por exemplo, a inauguração do espaço de leituras da escola.
Foi lindo ver as crianças declamarem poemas de Cecília Meireles. Foi legal ouvir as professoras contarem histórias sob o olhar atento da meninada. Foi bom ver educadoras interessadas na mediação de leituras, perguntando pra nós sobre possibilidades de formação e aprendizagem. A gente também fez bonito: contamos mais uma história de nosso ciclo do abril indígena: a Lenda da Lua Cheia. As crianças ficaram empolgadas. Várias delas vieram depois nos perguntar, interessadas, onde ficava a biblioteca.
Agora, a parte triste. O espaço de leitura de lá está sem mediador. A diretora contou que ninguém está querendo assumir a função.