Ciência e literatura: mistura deliciosa!!!

Sexta-feira foi dia de juntarmos a ciência que a gente viu em nosso passeio com um pouquinho de Literatura. Para isso, o livro escolhido foi “A história de tudo”, de Neal Layton – um belo livro com dobraduras que fala justamente sobre aquilo que encontramos no primeiro momento do Espaço Ciência: a evolução dos homens, da terra, dos bichos… o Big Bang, o surgimento do Universo, das estrelas, da Terra. Depois, as crianças mostraram, em desenhos, aquilo que aprenderam e observaram no passeio e na leitura. Vamos conferir:

Thales e Alice desenharam um panorama geral do Espaço Ciência, com montanhas e cavernas, o formigueiro gigante, o dinossauro… Olhem só:

Elisa e Vitória fizeram desenhos parecidos, onde mostram a evolução das coisas: o planeta Terra (ou é o Sol?), peixes, tartarugas, dinossauros…

Dinossauros, aliás, foram os preferidos da meninada. Estão em quase todos os desenhos. Josafá, sempre romântico, desenhou um casal de dinossauros, namorando. E fez um outro desenho: da seção de espelhos, onde as crianças se viram gordas, magras, altíssimas ou bem pequenas. Sabem porque isso acontece? Por que são usados espelhos curvos, que refletem os raios de luz com curvaturas diferentes dependendo da posição em que a pessoa está.

Thuana lembrou os balanços: a gente empurra só um, os outros balançam sozinhos. Isso porque eles são fixos juntos em um eixo que acompanha o movimento do balanço empurrado, fazendo os outros se movimentarem também. E Tarcílio recuperou a história do livro: fez a Terra, com os primeiros seres vivos; fez um dinossauro sendo esmagado por um meteoro. E desenhou a história que exemplifica a Teoria de Darwin – o peixe que tem barbatanas maiores e consegue fugir melhor dos predadores. Seus filhotes nascem então com barbatanas ainda maiores. E assim sucessivamente até que as barbatanas se transformam em perninhas e eles deixam de ser peixes para serem anfíbios (como os sapos, por exemplo). PS: Claro que isso leva muitos e muitos anos…

Vamos continuar em breve esta nossa incursão pela ciência e literatura. Aguardem!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: